HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Aromaterapia com Óleos Essenciais: kit para sessão de aromaterapia.
Aromaterapia com Óleos Essenciais
Essências do Bem

Conheça a aromaterapia com óleos essenciais


Entre óleos, velas e compressas, ela traz qualidade de vida e bem-estar.

Aromaterapia com Óleos Essenciais: kit para sessão de aromaterapia.

Entre as terapias alternativas mais adotadas para problemas comuns do dia a dia, como dor de cabeça, ansiedade e TPM, a aromaterapia se destaca por unir os cuidados da natureza com o alívio cientificamente comprovado dos sintomas.

Segundo o livro O Grande Manual da Aromaterapia, de Dominique Baudoix, a aromaterapia científica e médica é a utilização dos óleos essenciais quimiotipados e de essências de plantas aromáticas para o cuidado complementar, preventivo ou curativo de uma grande variedade de afecções, assim como destruir focos infecciosos e cuidar da gestão de problemas sintomáticos.

De forma simplificada, a aromaterapia é um ramo da fitoterapia que transmite ao indivíduo a energia concentrada nos óleos essenciais para promover o bem-estar físico, mental e espiritual. O poder dos óleos é transferido por meio de banhos, inalações, massagens, compressas, perfumes, escalda-pés, aromatizadores, entre outros.

É bom lembrar, inclusive, que os óleos essenciais se diferenciam dos aromas sintéticos por serem naturais, e não produzidos em laboratórios. Os óleos são considerados a alma das plantas e extraídos por destilação; já as essências naturais, por sua vez, são obtidas por prensagem a frio da casca de frutas.

Um dos pontos mais importantes reforçados pela aromaterapia é a ligação entre o olfato e o cérebro. Todos nós possuímos uma memória olfativa construída a partir de experiências emocionais, e o contato com os óleos essenciais faz com que cada indivíduo reaja de uma forma diferente aos aromas.

Por isso, o trabalho do aromaterapeuta é essencial para determinar quais as melhores opções para cada caso e garantir uma experiência positiva com os óleos essenciais.

Como surgiu a aromaterapia?

A história da aromaterapia é antiga. Desde seus primórdios as culturas orientais queimavam ervas em rituais religiosos e espirituais. Registros mostram que destilarias primitivas já eram empregadas cerca de 5.000 anos atrás, provavelmente sob forma de loções ao invés de óleos.

Aromaterapia com Óleos Essenciais: kit para sessão de aromaterapia.

Há registros que Hipócrates, o pai da medicina, utilizava nuvens de fumaça aromáticas para erradicar pragas e que os soldados romanos tomavam banhos aromáticos e recebiam massagens com óleos para se fortalecer.

A aromaterapia chegou ao Ocidente com as Cruzadas, e há registro do uso dos óleos essenciais para tratamento de pragas no século XIV, mas demorou mais algumas centenas de anos para a terapia dos óleos essenciais se difundir completamente nos países ocidentais.

No fim do século XIX experimentos científicos sobre as propriedades antibacterianas das plantas esclareceram a composição química e o poder de cura dos óleos.

Foi nos últimos dois séculos, por meio de grandes estudiosos das ervas como Nicholas Culpeper, que os óleos essenciais foram realmente utilizados para fins medicinais.

Na década de 1920 o químico René Maurice Gattefossé descobriu o poder do óleo essencial de lavanda após utilizar o produto em uma queimadura na mão. Foi ele quem cunhou o termo aromathérapie.

Soldados feridos em batalhas começaram a ser tratados com óleos essenciais pelas mãos do cirurgião do exército francês Jean Valnet, que mais tarde adotou o mesmo método em pacientes de um hospital psiquiátrico. Em 1964 ele publicou o livro Aromathérapie, considerado a bíblia da aromaterapia.

Nessa época também as pessoas começavam a descobrir as propriedades dos óleos essenciais para a beleza e estética. Marguerite Maury introduziu clínicas de aromaterapia na Grã-Bretanha, onde ensinou esteticistas a usar os produtos em massagens e tratamentos personalizados de rejuvenescimento.

Ainda existe muito para se descobrir e avançar no campo da aromaterapia, um universo fascinante e com potencial para atender as mais diversas necessidades. Os benefícios vêm sendo encontrados por diversas pessoas que buscam uma alternativa aos tratamentos convencionais, e os resultados são positivos para quem se permite viver essa experiência.

Benefícios da aromaterapia

A aromaterapia trabalha o equilíbrio do corpo, mente e espírito, de forma que o indivíduo encontre qualidade de vida e bem-estar. É um tratamento personalizado de acordo com o que o paciente precisa, e a infinidade de óleos e suas propriedades deve ser avaliada antes do uso.

Conheça as propriedades dos óleos essenciais, que variam de planta para planta, mas estão presentes na maioria das essências:

  • Combatem bactérias e inibem a produção de toxinas bacterianas, sendo muito utilizados para tratamento contra acne e mau odor;
  • Propriedades antifúngicas e anti viróticas, prevenindo inflamações e infecções graves;
  • Excelentes antiparasitários e antissépticos naturais;
  • Tratamento de inflamações diversas, desde ferimentos na pele até dores de garganta;
  • Aumento da imunidade do organismo;
  • Alívio das dores de cabeça e dores menstruais devido às propriedades sedativas e analgésicas;
  • Propriedades antidepressivas e ansiolíticas, sendo muito usados no combate à depressão, ansiedade e estresse.
Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
Compre Online em nossa Loja Virtual
ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS






NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.