HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Benefícios da Aromaterapia: kit para sessão de aromaterapia.
Benefícios da Aromaterapia
Essências do Bem

Conheça os benefícios da Aromaterapia


Amenizar sintomas ou curar doenças com o cheiro das plantas, já imaginou?

Benefícios da Aromaterapia: kit para sessão de aromaterapia.

Os benefícios da aromaterapia são conhecidos há milhares de anos. Os óleos essenciais, quando inalados podem trazer inúmeras vantagens para o corpo e a mente. Este tipo de terapia pertence ao ramo da fitoterapia e seus tratamentos são baseados nos efeitos que os aromas causam no organismo humano.

A fragrância das flores e outros compostos voláteis das plantas promovem os diversos benefícios da aromaterapia, tornando-a uma poderosa alternativa para tratamento de doenças físicas e mentais. É uma medicina natural, alternativa, preventiva e curativa.

Como a aromaterapia surgiu e se difundiu pelo mundo?

A estruturação medicinal da aromaterapia se iniciou no século XX, porém as civilizações do mundo antigo, como Grécia, Roma, Egito, Índia e China, já faziam o uso de óleos essenciais, incensos e perfumes em rituais de cura, sessões espirituais e cosméticas, para usufruir dos benefícios da aromaterapia.

Mesmo sendo usada há milhares de anos, a aromaterapia se propagou somente após o surgimento da destilação a vapor. Neste processo, as flores e plantas são aquecidas em um recipiente sob pressão.

Esta condição, em conjunto com o calor, faz com que as paredes celulares dos vegetais se abram e o óleo armazenado em seu interior evapore junto com a água. Então, como óleo e água não se misturam, após a destilação o óleo essencial fica por cima, separado.

A aromaterapia possui benefícios que vão muito além da redução de estresse e controle de ansiedade, ela pode ser usada em mais de 30 aplicações terapêuticas diferentes. Quer descobrir algumas? Continue lendo!

Os benefícios que a aromaterapia pode trazer

Quando um mamífero sente um cheiro, uma região no meio de seu cérebro, conhecida como sistema límbico, é imediatamente acionada e faz o reconhecimento do odor detectado.

Em resposta a este estímulo, o cérebro emite alertas para o corpo reagir. É neste momento que os benefícios da aromaterapia começam a aparecer.

A combinação desses odores, suas propriedades e respectivas concentrações, causam efeitos psicológicos que afetam comportamentos emocionais, sexuais, aprendizagem, humor, motivação e memória. A aromaterapia pode auxiliar no combate à insônia, ao estresse, ansiedade e depressão.

Benefícios da Aromaterapia: mulher passando a mão pelas flores no campo.

Os óleos essenciais podem também trazer diversos efeitos fisiológicos devido a suas propriedades antissépticas, bactericidas, antifúngicas, antivirais entre outras. Além de inalados, eles pode ser aplicados na pele.

Bons exemplos são o mentol e a cânfora, usados para alívio e tratamento de dores geradas por traumas (pancadas, torções, quedas, torcicolos, entre outras).

Confira alguns desses óleos e seus efeitos quando usados na aromaterapia:

  • Óleo Essencial de Lavanda:
    Combate a insônia e ameniza os sintomas da depressão;
  • Óleo Essencial de Gerânio:
    Equilibra a produção de hormônios femininos, reduz alteração de humor durante a TPM e menopausa;
  • Óleo Essencial de Hortelã:
    Vasodilatador, combate dores musculares localizadas;
  • Óleo Essencial de Eucalipto:
    Limpeza das vias respiratórias, anti-inflamatório, combate infecções e controla a temperatura corporal;
  • Óleo Essencial de Bergamota:
    Revigorante, excelente aliado no tratamento da depressão, ansiedade, insônia. Além disso, regula o apetite, colabora com a digestão e combate a fadiga muscular;
  • Óleo Essencial de Laranja:
    Motivador, estimula o humor e traz alegria. Colabora com a criatividade, controla a ansiedade e participa do combate à depressão. Dentre seus efeitos fisiológicos estão o alívio às cólicas intestinais, prisão de ventre e auxílio na digestão;
  • Óleo Essencial de Sândalo:
    Alivia a tensão causada pelo estresse. O óleo essencial de sândalo pode também diminuir a tosse e combater problemas respiratórios;
  • Óleo Essencial de Camomila:
    Relaxa e ajuda a controlar a ansiedade, irritação ou apatia. Também funciona para aliviar dores musculares;
  • Óleo Essencial de Alecrim:
    Colabora para ter mais foco e concentração, memória e facilidade no aprendizado, além de propriedades anti-inflamatórias e analgésicas;
  • Óleo Essencial de Canela:
    Indicado para momentos de esgotamento e fragilidade. Age diretamente no aparelho respiratório, aliviando gripes e resfriados;
  • Óleo Essencial de Limão Siciliano:
    É indicado para fortalecer o sistema imunológico e estimular as defesas naturais do corpo;
  • Óleo Essencial de Salvia:
    Bom para aliviar o stress e a pressão arterial. Melhora a respiração, relaxa e alivia a tensão.

Obviamente, estes são apenas alguns exemplos de óleos essenciais e suas propriedades terapêuticas. O universo da aromaterapia pode te proporcionar qualidade de vida, equilíbrio mental e saúde física. Para saber como se tratar com a aromaterapia de maneira correta é fundamental procurar por um terapeuta especialista em fitoterapia.

Gostou de saber alguns dos inúmeros benefícios da aromaterapia? Então acesse o blog e continue a leitura sobre esse universo terapêutico tão rico e positivo para nossas vidas.

Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
Compre Online em nossa Loja Virtual
ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS






NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.