HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Benefícios do higienizador nasal: garrafinha com palitos aromatizantes.
Benefícios do higienizador nasal
Essências do Bem

Lota: conheça os benefícios do higienizador nasal


Conheça os benefícios do Lota, uma prática do Yoga, criado há mais de 5.000 anos.

Pode parecer óbvio, mas respirar bem é fundamental. Apesar de parecer algo natural em nosso dia a dia, muitas pessoas tem problemas respiratórios que podem ser causados por fatores ambientais, como poluição, alergênicos ou tempo seco. Esse é o seu caso? Então conheça o Lota.

Uma solução natural, eficiente e simples, a lavagem nasal, feita com o Lota foi criado há mais de 5.000 anos e é uma das práticas mais antigas do Yoga e, atualmente, é comprovado cientificamente e recomendado por médicos especialistas em todo o mundo para remover as impurezas, reduzir as secreções nasais e combater as inflamações.

Ao criar o hábito de fazer a lavagem diária das vias nasais, é possível também prevenir gripes e resfriados, além de se proteger de alergias respiratórias.

Quer saber melhor quais os benefícios do Lota e como usá-lo? Continue a leitura!

4 benefícios de usar o Lota diariamente

Usar o higienizador nasal é eficiente porque, segundo uma explicação básica, a água salina “afina” o muco e ajuda-o a passar com mais facilidade pelas cavidades nasais, além das propriedades antibacterianas do sal.

Tecnicamente, significa que lavar o nariz com uma solução de água morna e sal melhora a depuração mucociliar, ou seja, ajuda a aumentar a velocidade de coordenação dos cílios das células da mucosa nasal, responsáveis por empurrar o muco na direção da garganta para ser engolido, ou rumo ao nariz para ser assoado.

Isso faz com que os cílios removam o muco mais rapidamente e com ele também são removidos os alergênicos e irritantes que causam problemas respiratórios. Usar o Lota pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, vamos conferir alguns:

1. Mais conforto em dias de tempo seco

Com o tempo seco, as narinas tendem a ficar mais secas, quadro que se potencializa ao passar muito tempo no ar-condicionado ou em cidades com altos índices de poluição do ar. Por isso, lavar o nariz com o higienizador nasal ajuda a hidratá-lo e evita o ressecamento da região.

2. Diminui crises de asma, bronquite e outras alergias

Entre as funções das vias nasais está a de ajudar a aquecer e umidificar o ar, além de reter as partículas irritantes, funcionando como um grande filtro.

Doenças como rinite, bronquite e asma são justamente respostas alérgicas a antígenos que entraram em contato com a mucosa das vias aéreas tanto superiores (nariz) quanto inferiores (traqueia e brônquios), permanecendo em contato com elas durante um tempo.

Ao lavar as vias nasais diariamente, você está diminuindo a sensibilidade dessa mucosa e aumentando a função mucociliar que, como explicamos no começo, expulsa esses antígenos e evita o agravamento dos quadros alérgicos.

Benefícios do higienizador nasal: mulher limpando o nariz com um lenço.

3. Alivia mal-estar e dores de cabeça

Sabe a sensação de não conseguir respirar por causa de nariz entupido? A congestão nasal é um dos piores quadros alérgicos, que pode interferir até em nosso humor. Se você não respira bem pelo nariz, logo recorre a respiração pela boca, o que pode causar dificuldade para se alimentar e um cansaço maior ao falar.

Além disso, a obstrução nasal pode aumentar a pressão nos seios da face e causar dores de cabeça e desconforto na região dos olhos, gerando estresse e prejudicando as funções cognitivas.

4. Protege o corpo contra a poluição

Respirar é como passar o ar por um grande filtro que impede gases tóxicos e até substâncias cancerígenas de adentrarem em nosso corpo. Por isso, o Lota é uma prática muito indicada, pois ajuda a reduzir os danos da poluição.

Como usar o Lota?

Assim como toda prática, manter a rotina de maneira correta é fundamental para obter ao máximo os benefícios. Além disso, não deixe de consultar um otorrinolaringologista para ter o acompanhamento de um especialista no assunto.

Por enquanto, confira abaixo algumas dicas para aplicar corretamente em casa esse cuidado:

  • Aqueça 500mL de água filtrada ou mineral até uma temperatura levemente morna. O Lota, quando for de porcelana, pode ser levado ao microondas diretamente com a água;
  • Acrescente uma colher de chá rasa de sal de cozinha e misture bem até dissolver todo o sal. Em caso de tratamento para sinusite, pode ser recomendado usar gotas de extrato de própolis na água, consultar o médico;
  • Coloque a água com sal no Lota até encher;
  • Encoste o bico do Lota em uma das narinas de modo que se encaixe perfeitamente e incline a cabeça para frente e para o lado, deixando a boca entreaberta, respirando pela boca devagar;
  • Vá inclinando o higienizador nasal para que a água entre pela narina e espere que ela saia pela outra narina;
  • Use todo o conteúdo de um lado, depois assoe o nariz devagar;
  • Repita o procedimento na narina do outro lado;
  • Por fim, assoe o nariz vigorosamente várias vezes, sem tampar nenhum dos lados.

Gostou de saber como aplicar a lavagem nasal com o Lota de maneira eficiente para acessar todos os benefícios que citamos acima? Continue lendo sobre cuidados com a saúde respiratória em nosso blog.

Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
Compre Online em nossa Loja Virtual
ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS






NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.