HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Os benefícios dos óleos essenciais: flores e óleos para aromaterapia.
Os benefícios dos óleos essenciais
Essências do Bem

Conheça os benefícios dos óleos essenciais


Já comprovado cientificamente, seus benefícios se estendem para fins terapêuticos, medicinais e estéticos.

A natureza é perfeita, e com o aumento na procura por tratamentos alternativos e mais naturais, os benefícios dos óleos essenciais ganharam fama na internet e muito mais pessoas começaram a recorrer a eles no tratamento de uma série de desordens.

Além da sabedoria popular, os benefícios dos óleos essenciais são estudados e comprovados frequentemente por instituições de ensino renomadas pelo mundo todo.

No Hospital Européen Georges-Pompidou, na França, por exemplo, médicos realizam um trabalho com pacientes de cirurgias torácicas no pré e pós-operatório com óleos essenciais. A intenção é diminuir ansiedade, estresse e dores.

Óleos essenciais: do que são compostos?

Óleos essenciais são líquidos altamente concentrados extraídos das folhas, sementes, flores, raízes, frutos e dos troncos de plantas. Pode não parecer, mas um pequeno frasco contém até 300 substâncias diferentes! Por isso é fácil perceber como os benefícios dos óleos essenciais são incríveis.

Apesar de serem naturais, ao escolher qual usar em tratamentos, é preciso ter atenção e tomar alguns cuidados com a pureza do líquido que irá entrar em contato com seu corpo.

Além disso, é importante ressaltar que as essências, mesmo que muito cheirosas, não são a mesma coisa que os óleos e não possuem propriedades terapêuticas.

Benefícios dos óleos essenciais

Comprovadamente eficientes para a saúde e cuidados com corpo, mente e espírito, os óleos essenciais também possuem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, expectorantes e diuréticas, como o óleo essencial de eucalipto.

Os benefícios dos óleos essenciais: flores e óleos para aromaterapia.

Também podem ajudar no combate à insônia, com efeito relaxante e sedativo leve, além de fortalecer a ação do sistema imunológico.

Aplicações dos óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados para fins terapêuticos, medicinais e estéticos. Algumas formas de aplicá-los no dia a dia são:

1. Inalação

Alguns óleos essenciais tem propriedades ótimas para tratar sintomas e problemas do sistema respiratório. Bastar usar, em média, quatro gotas do óleo dissolvidas em um recipiente com água quente para ajudar na inalação.

2. Massagem

Os óleos essenciais também possuem propriedades analgésicas, relaxantes e estimulantes de circulação periférica, por isso são muito utilizados para massagens.

Por outro lado, é válido lembrar que a aplicação do líquido concentrado diretamente na pele não é o mais indicado. O ideal é diluir em óleo vegetal.

Recomenda-se usar cerca de 35 gotas do óleo essencial para cada 100 ml de óleo vegetal, mas o acompanhamento de um profissional é preferível, garantindo a segurança e eficiência do tratamento.

3. Escalda pés

Um banho de imersão nos pés com água quente e óleo essencial pode ser muito relaxante e saudável. Com isso, é possível aliviar sintomas de má circulação nas pernas, até insônia, congestão nasal, dores de cabeça, gripes e resfriados.

4. Compressas

Quando o corpo sofre uma pancada ou impacto mais forte, logo surge um leve inchaço, vermelhidão ou roxo, certo? As compressas podem aliviar esses sintomas e acelerar a recuperação do tecido e da musculatura.

Os óleos essenciais com propriedades analgésicas e estimulantes de circulação periféricas são os mais indicados para tratar contusão muscular.

Use de duas a três gotas de óleo essencial na compressa para aumentar o efeito e contribuir no relaxamento muscular.

5. Ingestão

Os benefícios dos óleos essenciais podem ser sentidos a partir da ingestão também. Mas, nesse caso, a atenção deve ser redobrada e somente realizada com orientações de um profissional, pois não são todos os tipos que podem ser ingeridos.

É de extrema importância que nenhum óleo essencial seja ingerido por conta própria. Toda recomendação de uso, terapêutico ou medicinal, deve ser recomendado por um especialista no assunto.

Contraindicações dos óleos essenciais

Apesar de ser natural e contar com inúmeros benefícios, nem todos podem utilizar os óleos essenciais. Mulheres grávidas, crianças menores de 3 anos, idosos, pessoas com doenças do coração, epilepsia ou síndromes no geral não devem recorrer aos benefícios dos óleos essenciais antes de passar por uma avaliação médica.

Para não colocar em risco a sua saúde, converse com um profissional da área antes de experimentar os óleos essenciais para fins terapêuticos. Não abandone os tratamentos convencionais, use-os em paralelo com acompanhamento médico.

Gostou de saber mais sobre os benefícios dos óleos essenciais? Continue lendo sobre esse assunto tão rico e interessante. Assine nossa newsletter aqui e receba mais informações em sua caixa de entrada!

Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
Compre Online em nossa Loja Virtual
ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS






NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.