HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Como os Óleos Essenciais podem ajudar na saúde: diversos produtos a base de óleos essenciais.
Óleos Essenciais e saúde
Essências do Bem

Como os óleos essenciais podem ajudar na sua saúde


Os óleos essenciais agem como verdadeiros medicamentos para corpo e alma.

Como os Óleos Essenciais podem ajudar na saúde: diversos produtos a base de óleos essenciais.

As terapias alternativas são utilizadas há milhares de anos e, embora a medicina tradicional domine a sociedade (especialmente a ocidental), os óleos essenciais são muito buscados pelas propriedades olfativas e terapêuticas.

Extraídos de folhas, flores, caules, frutos, sementes, raízes e cascas de árvores e frutas, os óleos essenciais são compostos aromáticos naturais retirados por processos de destilação, compressão ou extração com solventes.

São considerados a alma das plantas, o que torna o termo “essencial” ainda mais poético, mas é importante diferenciá-los das essências. Os óleos são naturais e obtido por extração, independente da composição química, e possuem aroma característico com a planta da qual foram extraídos; já as essências são desenvolvidas em laboratórios para aromatizar cosméticos, alimentos e produtos de limpeza.

Responsáveis pelos odores presentes nas plantas, e por isso associados à indústria cosmética, eles vêm atraindo uma parcela de pessoas cada vez mais interessadas nos seus benefícios para promoção da qualidade de vida e bem-estar.

Como os óleos essenciais agem no corpo

Existem diversas opções de óleos essenciais e cada um possui uma propriedade diferente, que pode ser benéfica para o corpo físico, espiritual e emocional, ou até uma mistura desses. Tudo começa pelo olfato, o único dos cinco sentidos que se relaciona com o sistema límbico - que é o centro de tudo nesse tipo de tratamento.

O sistema límbico está localizado no cérebro e é responsável por controlar as emoções e memória olfativa, além de estar conectado com regiões cerebrais que controlam atividades importantes, como pressão arterial, respiração, batimentos cardíacos e níveis hormonais.

Quando inaladas, as moléculas dos óleos vão para o sistema límbico, agindo de forma psicológica para alívio do estresse e ansiedade e física para equilíbrio de funções corporais.

Quando em contato com a pele, as moléculas são absorvidas rapidamente e transportadas pelos vasos sanguíneos a diversas regiões do organismo, onde podem atuar segundo suas propriedades específicas. Por serem minúsculas, difundem os nutrientes pelos tecidos de forma rápida.

Como os Óleos Essenciais podem ajudar na saúde: flores da lavanda e óleos essenciais.

Por possuírem uma estrutura química semelhante à das células e tecidos, os óleos essenciais possuem baixíssimo índice de rejeição no organismo, o que é ótimo principalmente para pessoas alérgicas e intolerantes. Ainda sim, é necessário o acompanhamento de um especialista para indicar quais são as melhores opções para cada caso.

Como usar os óleos essenciais

São duas formas principais de uso: por inalação, através de aromatizadores de ambiente, difusores, velas e aparelhos inaladores, na qual os efeitos são sentidos em menos de um minuto; e aplicação tópica, por meio de massagens, cremes, escalda-pés, compressas e banhos, quando os efeitos são sentidos após cerca de 20 minutos.

Benefícios dos óleos essenciais

Os óleos essenciais atuam pelo bem-estar físico, psicológico e espiritual do organismo, prezando sempre pela qualidade de vida como um tratamento natural e não invasivo. Cada óleo possui propriedades específicas e benefícios próprios, e por isso devem ser prescritos conforme a necessidade de cada pessoa. Confira alguns exemplos:

  • Óleo Essencial de Lavanda:
    É um dos mais buscados para o alívio da ansiedade e equilíbrio entre corpo e mente, além de aliviar os sintomas da TPM e enxaqueca;
  • Óleo Essencial de Canela:
    Já tem o efeito contrário, pois melhora o foco e deixa a mente desperta, o que melhora muito a concentração e aumenta a energia.
  • Óleo Essencial de Hortelã:
    Por sua vez, diminui os níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse.

Quanto aos problemas físicos:

  • Óleo Essencial de Sálvia:
    Reduz a pressão arterial;
  • Óleo Essencial de Eucalipto:
    Desobstrui e limpa as vias respiratórias;
  • Óleo Essencial de Aloe Vera:
    É um excelente desintoxicante, assim como o óleo essencial de gerânio, muito utilizado para estimular o sistema linfático;
  • Óleo Essencial de Limão:
    Também combate a retenção de líquido, além de regular os níveis de colesterol.

Em relação à estética, os óleos essenciais com propriedades antissépticas e adstringentes são as melhores opções para pele oleosa e acneica, como o de bergamota e o de melaleuca.

O óleo de amêndoas e o óleo de semente de uva são os melhores quando o assunto é hidratação da pele.

Aromaterapia, a terapia dos óleos

A aromaterapia é a utilização dos óleos essenciais naturais por meio de diferentes métodos, como massagem, banho terapêutico e compressas quentes, para equilibrar os corpos físico, psicológico e espiritual.

Atenção: a prática é considerada um tratamento alternativo ou terapia complementar e deve ser realizada por profissionais qualificados!







NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.