HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Dicas de como usar óleos essenciais: mulher recebendo massagem.
Como usar óleos essenciais
Essências do Bem

Dicas de como usar óleos essenciais


Os óleos essenciais são substâncias altamente concentradas e extraídas de plantas, flores e raízes.

Conhecer algumas dicas de como usar óleos essenciais de diversas formas traz praticidade na hora de usufruir e descobrir os benefícios dos óleos essenciais em nossa saúde física e mental.

Essas substâncias altamente concentradas são extraídas de plantas, flores e raízes. Suas propriedades terapêuticas são usadas pela humanidade há milhares de anos para cumprir vários objetivos, que mudam de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por isso, ter em mãos dicas de como usar óleos essenciais é fundamental para acertar na aplicação.

A cada dia novas pessoas conhecem os benefícios da aromaterapia e muitas informações são divulgadas, o que pode te confundir na hora de aplicar. Então, confira algumas dicas de como utilizá-los de maneira adequada e aproveite o poder dessas substâncias.

6 dicas de como usar óleos essenciais

Aromatizadores e difusores

Você pode utilizar os óleos essenciais em recipientes usados para difusão, como aromatizadores de ambiente, difusores e vaporizadores.

Nos equipamentos que usam vela para aquecer o fluido e propagar as partículas dos óleos, você pode preencher o reservatório com água e colocar 10 gotas do óleo essencial desejado.

Dicas de como usar óleos essenciais: frasco com óleo essencial.

No caso dos vaporizadores e difusores eletrônicos, o ideal é diluir o óleo essencial de acordo com o tamanho do reservatório. Normalmente são usadas entre 6 a 10 gotas, dependendo da intensidade desejada.

Este método é excelente para relaxar, auxiliar o sono ou estimular a mente das pessoas no ambiente. Também podem ser usados em ocasiões especiais como afrodisíacos.

Compressas

As compressas quentes ou frias com óleos essenciais podem auxiliar no tratamento de artrites, reumatismos, dores nas articulações, musculares e de cabeça. Para fazer a compressa, dilua 10 gotas de óleo essencial para cada litro de água, fria ou quente. Em seguida, molhe uma toalha de rosto ou outro tecido e coloque sobre a área desejada. Repita o procedimento quantas vezes achar necessário.

Banhos terapêuticos

Nos banhos quentes, os óleos exercem suas funções terapêuticas tanto por meio da inalação quanto por absorção da pele. Em banheiras podem ser usadas de 15 a 20 gotas diretamente na água.

Outra alternativa é fazer uma solução com 100ml de óleos vegetais, a sua escolha, e 75 gotas do óleo essencial de sua preferência. Reserve essa mistura em um recipiente escuro e use uma colher dele na banheira ou ao final do banho no chuveiro aplicando em todo o corpo, com movimentos circulares para intensificar a absorção e alcançar a corrente sanguínea.

Após esta massagem, enxague bem o corpo com uma ducha menos quente que a usada no banho.

ATENÇÃO: os óleos essenciais possuem efeitos medicinais, por isso, consulte sempre um especialista para saber o que é mais indicado para você e a sua saúde antes de utilizá-los.

Massagens

As massagens com óleos essenciais são usadas como terapia para tratar males do corpo e da mente há muitos séculos. Nos banhos e nas massagens, os óleos são absorvidos pelo organismo tanto pela pele, quanto pelos pulmões.

Este tipo de terapia estimula a corrente sanguínea e o fluxo do líquido linfático, além de agir no sistema límbico, um dos responsáveis pelo controle de sensações e sentimentos.

Por isso, elas podem ser usadas para tratar dores locais, relaxar a musculatura, aliviar a tensão e, além disso, promoverem o bem-estar e a saúde mental do paciente, através do controle de estresse e ansiedade.

Dicas de como usar óleos essenciais: massagens relaxantes.

Como os óleos essenciais são substâncias extremamente concentradas, eles não podem ser aplicados diretamente na pele. Para realizar as massagens é necessário ter uma diluição média de cerca de 60 gotas de óleo essencial para cada 120ml de veículo (óleo vegetal de sua escolha, também chamado de óleo carreador).

De qualquer modo, para garantir a segurança e eficácia do tratamento, é fundamental que você conte com um profissional especializado.

Banho de mãos ou pés

É ideal para amaciar a pele, refrescar e aliviar dores em pés e mão cansadas. Conhecidos como manilúvio e pedilúvio, estes métodos podem ser feitos em um recipiente que caiba as mãos ou pés com 2 litros de água não muito quente e de 10 a 15 gotas de óleo essencial.

Após o preparo, basta mergulhar os membros na água e deixá-los submersos por 20 minutos. Repita quantas vezes forem necessárias e, caso esfrie, adicione mais água quente e uma ou duas gotas do óleo.

Sauna

Você também pode usar os óleos essenciais na sauna. Basta borrifar uma solução de 300ml de água com 15 gotas de óleo essencial nas paredes do ambiente. Normalmente são usados hortelã, pimenta ou eucalipto, que possuem propriedades excelentes para o sistema respiratório.

Além dessas dicas, você pode também usar os óleos essenciais na lareira, colocando 8 gotas em cada tora de madeira uma hora antes de queimá-las. Outra excelente maneira de usá-los é pingando 2 ou 3 gotas em um pedaço de algodão e colocá-lo entre a fronha e seu travesseiro para ter uma ótima noite de sono.

Gostou de saber essas dicas de como usar óleos essenciais? Se quiser aprender mais sobre eles e seus benefícios, continue a leitura em nosso blog!

Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
Compre Online em nossa Loja Virtual
ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS






NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.