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Dicas para conter a ansiedade: frasco com óleo essencial e folhas de eucalipto.
Dicas para conter a ansiedade
Essências do Bem

Dicas para conter a ansiedade


Conheça algumas dicas para conter a ansiedade e encontrar mais equilíbrio em seu dia a dia!

Dicas para conter a ansiedade: frasco com óleo essencial.

Cada vez mais vemos e ouvimos pessoas falando sobre ansiedade! Mas o que é exatamente?

Um dia destes li uma frase que dizia:

“A ansiedade é uma ilusão de controle, controle de tempo, de pessoas e de coisas que não dependem de nós. Essas são as raízes espirituais da ansiedade, cujo portador normalmente faz uso contínuo da frase: para mim, tudo é para ontem!”.

Esta curta frase trás um mundo de reflexões; e uma bem pertinente é... será que sou controladora? Será que tento ter o controle de tudo e de todos? Pense sobre isso!

Pensamentos simples que invadem nossa mente e que nem nos damos conta, como: Hoje não pode chover! Quero que meu filho(a) estude para determinada profissão! Fulano ou Beltrano deveria ficar no trabalho até mais tarde para terminar tal tarefa. E por aí vai nossa mente divagando sobre tudo o que deveria acontecer e como deveria acontecer.

Hoje, amanhã, no próximo mês, no próximo ano, mas que não dependem de nós. E se não dependem de nós por que criamos expectativas sobre como e quando deveriam acontecer estas coisas?

Será que somos perfeccionistas e cobramos a perfeição do outro? Será que apenas nós sabemos como e quando deve ser feito? Será que tudo deve ser feito como eu penso? Ou será que poderia ser feito de outra forma com os mesmos resultados?

Está aí, a nossa grande resposta, a ansiedade vem de nós e não do outro, devemos aceitar as pessoas e as coisas como são!

Precisamos em primeiro lugar fazer uma auto análise e identificarmos em nós estes sintomas sutis que vão se desenvolvendo bem devagar e continuamente, e de repente estamos lá procurando por médicos, tomando antidepressivos e ansiolíticos e surtando literalmente.

Mas acreditem, isso tem conserto!

Seis dicas top sobre como conter a ansiedade

Se olharmos para isso antes de se tornar uma doença grave, podemos escrever um final feliz sem com isso ter que nos ocuparmos hoje com aquilo que faz parte do amanhã.

Devemos viver plenamente hoje, sem deixar de olhar para o futuro, entendendo que ele chegará e nos encontrará equilibrados, precisamos parar, olhar para dentro com acolhimento e amorosidade para conosco, identificando estas atitudes e trabalhar com cada uma delas de forma positiva e construtiva.

Existem muitas formas de tratar a ansiedade e hoje vamos dar 6 dicas para ajudar a lidar com este desequilíbrio.

1. Coloque o corpo em movimento

Não falo sobre correr para a academia e morrer de fazer exercícios. Encontre uma atividade que traga movimento para o seu corpo sem se sentir obrigada a fazer tal coisa, por isso é importante pensar em algo que traga bem estar e prazer.

Dicas para conter a ansiedade: pai e filho colocando o corpo em movimento.

Não adianta falar por impulso “Ah não gosto de nada!”, gosta sim! Talvez uma caminhada na natureza, matricular-se em aulas de dança, fazer aulas de yoga online ou presencial, aulas de Pilates, natação, encontre turmas que se reúnem para jogos de futebol, vôlei, tênis ou quem sabe escalar? Existem casas para fazer escaladas. Boliiiche, gosta disso?

Enfim, o que quero dizer é que muitas vezes, já tivemos isso em nossa vida, nem que tenha sido lá na infância, faça uma reflexão, o que fez com que esta pessoa tenha desaparecido, resgate esta pessoa.

2. Aprenda a meditar

Você sabia que existem muitas formas de meditar?

Dicas para conter a ansiedade: homem meditando na sala de sua casa.

É normal que as pessoas digam, não faço nem ideia de como começar! E, além disso não aguento ficar quietinha parada meditando, sou uma pessoa muito agitada!

Mas a meditação é justamente para isso! Aquietar e organizar a mente. Existem cursos com técnicas de meditação, o Espaço Essência Yoga, por exemplo, tem dois cursos anuais com práticas meditativas, mas você pode iniciar fazendo 15 minutos, apenas observando seus pensamentos e deixando que eles venham, mas que sigam sem se identificar com eles, como se fosse um galho passando num rio, você observa mas não se associa a ele e deixe que ele se vá. Poderá ser feito com controle de respiração, saiba mais sobre os pranayamas no blog.

3. Tenha noites de sono com qualidade

O sono é extremamente importante, pois é durante o nosso sono que nos recuperamos do desgaste físico e mental do dia a dia, além disso é durante o sono que algumas funções são realizadas pelo organismo para seu equilíbrio e bom funcionamento.

Dicas para conter a ansiedade: mulher dormindo com ar de felicidade no rosto.

Para que o processo do sono aconteça temos um relógio biológico programado com um ciclo de 24 horas que tem início normalmente no por do sol, que é como um comunicado para que o organismo se prepare para dormir, contamos para isso com um hormônio que é produzido no cérebro pela glândula pineal: a melatonina.

É certo que existem vários fatores que interferem neste processo e é importante incluir alguns hábitos em sua rotina, como:

  • Determinar horários para dormir e acordar;
  • Evitar celulares, tablets e computadores próximo à hora de dormir;
  • Praticar atividades físicas diárias;
  • Evitar consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar estimulantes como café, chocolates, refrigerantes;
  • Comer alimentos leves próximo à hora de dormir;
  • Evitar falar e pensar em problemas e responsabilidades na hora de dormir;
  • Preparar seu quarto alguns minutos antes de dormir com um aromatizador de ambientes.

Damos apenas alguns exemplos, e existem muitos outros, porém se você sentir que seu quadro está se agravando é sempre bom procurar um médico ou um profissional da naturologia.

4. Aprenda a respirar

Poucas são as pessoas que sabem respirar e qual é a sua capacidade pulmonar. Não falamos aqui sobre a respiração automática, que o nosso organismo faz naturalmente sem que tenhamos consciência.

Dicas para conter a ansiedade: mulher respirando profundamente na natureza.

Mas sim sobre a respiração controlada e consciente, prática comum na meditação (conheça mais sobre os benefícios da meditação) que mantém o cérebro saudável e jovem por longo tempo.

A respiração controlada afeta os níveis do hormônio do estresse a noradrenalina, mantendo o equilíbrio e facilitando a concentração, existem óleos essenciais para concentração que ajudam a potencializar a meditação.

A respiração quando bem praticada, mantém nossas emoções, pensamentos e memórias muito mais claros.

Nas aulas de Yoga, normalmente tem Pranayamas que são técnicas de respiração.

5. Descubra o seu hobbie

É normal sentir-se cansado e estressado após um dia de trabalho árduo, não é mesmo? E por isso muitos acham que o melhor é chegar em casa, jogar-se no sofá e não fazer mais nada. Mas engana-se quem pensa assim, saiba que um passatempo pode influir positivamente em sua vida pessoal e profissional.

Dicas para conter a ansiedade: mulher pintando um quadro.

Graças ao sistema de recompensa do cérebro, ao praticar uma atividade estimulante, substâncias que elevam a sensação de bem estar são liberadas, auxiliando a saúde física e mental, bem como aumentando foco e produtividade.

Olha que legal! Por isso descubra sua paixão o quanto antes. Pensa, pensa, pensa! O que te deixa extremamente feliz? Um café com as amigas para jogar conversa fora, ou uma conversa sobre assuntos onde você possa debater suas ideias?

Fazer atividades manuais como crochê, tricô, artesanatos, decoração, um jogo de tabuleiro, vídeo game, esportes radicais, trabalho voluntário, não importa! Simplesmente descubra sua paixão e vá em frente.

6. Aprenda com o presente e valorize-o

O presente! Como é difícil viver o presente, a maior parte do tempo estamos dispersando nossas energias com aquilo que ainda vai acontecer e nem sabemos se vai realmente acontecer. Ou então, ficamos lá atrás remoendo nossas frustrações e decepções sobre aquilo que já se passou.

Dicas para conter a ansiedade: mulher com seu cachorro no parque.

Esquecemos que o presente é a fase mais linda e intensa de nossas vidas, é a parte que nos faz sentir vivos, onde podemos realizar, interagir, atuar e transformar.

O presente é simplesmente mágico e não importa se é feliz ou não. É o momento das sensações, do aprendizado, da reflexão, do sentir, do sorrir, do chorar, é o momento real e em fração de segundos torna-se passado.

Por isso valorize cada segundo, seja ele feliz ou triste, tenha gratidão!

A Gratidão Ajuda a saúde física e mental, conserva amigos, deixa as pessoas felizes, combate a depressão e ansiedade, melhora a autoestima, e esta vibração criada ao seu redor atraí para você tudo o que há de melhor no universo.

Então aproveite estas dicas, mantenha a distância deste desequilíbrio e seja feliz hoje!

Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
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