HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Óleo essencial para a rinite: casal com nariz vermelho de alergia.
Óleo essencial para a rinite
Essências do Bem

Óleo essencial para a rinite


A aromaterapia utiliza os óleos essenciais para aliviar os sintomas da rinite. Confira na matéria!

Quem sofre com rinite sabe como o problema pode se agravar no inverno, com o clima seco e ambientes fechados. Para atenuar os sintomas de forma natural, é possível usar óleo essencial para a rinite, que funciona como um tratamento complementar e ajuda a amenizar os incômodos sintomas, como obstrução nasal, irritação, coceira, olhos lacrimejantes e vários outros.

A aromaterapia utiliza o óleo essencial para rinite para conduzir os aromas e suas propriedades terapêuticas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras até o cérebro, agindo como uma medicina alternativa para prevenir e também curar. Há ainda óleos que possuem ação mucolítica, broncodilatadora, expectorante e antialérgica.

Saber qual óleo essencial usar para tratar a rinite é fundamental, pois é a escolha correta dos aromas que trará o resultado esperado e o alívio dos sintomas que tanto incomodam. Portanto, continue a leitura e anote tudo.

Qual óleo essencial usar para a rinite?

As doenças respiratórias desencadeiam uma série de sintomas em todo o corpo. A rinite, especificamente, pode causar dores de cabeça, obstrução nasal, cansaço, coriza, dor de garganta e olhos irritados. Alguns óleos essenciais atuam para aliviar cada um desses sintomas. Confira quais são eles:

1. Para obstrução nasal

Óleo essencial de eucalipto globulus, hortelã-pimenta, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol.

2. Para combater dificuldades de dormir

Óleo essencial de lavanda francesa, sálvia esclareia e bergamota.

3. Para coceira no nariz e garganta

Óleos essenciais de espruce branco, eucalipto globulus e eucalyptus radiata.

4. Para dor de cabeça

Óleos essenciais de hortelã-pimenta, lavanda francesa e manjericão.

5. Para aliviar dores musculares

Óleos essenciais de bétula doce, wintergreen, hortelã-pimenta e alecrim QT cânfora.

6. Para aliviar a fadiga ou mal-estar

Óleos essenciais de hortelã-pimenta, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol.

Dicas de óleo essencial para rinite

Agora que você já sabe qual tipo de óleo essencial é indicado para tratar cada sintoma da rinite, é importante conhecer algumas formas de aplicá-los no seu dia a dia e aproveitar seus benefícios. Confira algumas ideias:

  • Faça uma spray anti-ácaros: adicione 30ml de álcool de cereais, 70ml de água e 40 gotas de alecrim, limão e eucalipto em uma embalagem spray. Borrife, de longe, em todas as cortinas, sofás e tapetes da sua casa.
  • Pingue uma gotinha de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma bolinha de algodão e coloque uma em cada narina para aliviar os sintomas da rinite e respirar melhor.
  • Para evitar mofo, pois ele também piora os sintomas da rinite, pingue uma gota de óleo de cravo em um giz de lousa escolar e coloque no fundo dos armários e guarda-roupas.
  • Depois de limpar a casa, arremate a faxina passando um pano úmido com algumas gotas de óleo essencial de limão.
  • Na hora do banho, pingue de 3 a 4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta no chão do seu banheiro e aspire o vapor.
  • Massageie o peito com óleo essencial de eucalipto, lavanda, limão ou hortelã-pimenta. Dilua para 1 colher de sopa de óleo vegetal a proporção de 3 a 5 gotas dos óleos essenciais escolhidos. Faça massagem no peito, nas costas e nas laterais externas do nariz. Cuidado com a região dos olhos.

ATENÇÃO: é importante sempre consultar um especialista em aromaterapia para saber o tratamento correto para o seu caso. Além disso, não é recomendado usar óleos essenciais de hortelã-pimenta e eucalipto globulus em crianças com menos de 2 anos e nem utilizar o óleo essencial de alecrim QT cânfora em gestantes ou hipertensos.

Lota: o higienizador nasal que protege as vias respiratórias

Você já ouviu falar em lota? Essa solução natural e eficiente foi criada há mais de 5.000 anos no Yoga, é comprovado cientificamente e recomendado por médicos especialistas em todo o mundo para remover as impurezas, reduzir as secreções nasais e combater as inflamações e alergias respiratórias.

Na prática, usar o lota é lavar as narinas com uma solução de água morna e sal para “afinar” o muco e ajudá-lo a passar com mais facilidade pelas cavidades nasais, além das propriedades antibacterianas do sal.

Lota para higienização do nariz.




Para sentir os benefícios do Lota é recomendado utilizá-lo todos os dias, veja alguns deles:

  • Mais conforto em dias de tempo seco;
  • Diminuir crises de asma, rinite, bronquite e outras alergias;
  • Aliviar mal-estar e dores de cabeça;
  • Proteger o corpo contra a poluição.

Soluções naturais, como usar óleo essencial para a rinite ou lota podem ser muito eficientes, desde que usadas de maneira complementar e com orientação médica. Gostou de saber mais sobre esse assunto? Compartilhe com um amigo que pode se beneficiar com essas informações!

Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
Compre Online em nossa Loja Virtual
ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS






NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.