HOME
SOBRE
KITS
PRODUTOS
BLOG
LOJA
Óleo essencial para ansiedade: mulher recebendo massagem.
Óleo essencial para ansiedade
Essências do Bem

Óleo essencial para ansiedade


8,6 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade no Brasil segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sentir ansiedade antes de uma prova ou evento importante é normal, e todos passam por situações como essa durante a vida. O problema é quando isso se torna excessivo e constante, com forte impacto na vida pessoal, profissional, afetiva, etc. Um dos melhores tratamentos fitoterápicos e complementares nesse caso é usar óleos essenciais.

Ao lado de um acompanhamento médico especializado, a aromaterapia com óleos essenciais pode ser muito eficiente para pacientes em tratamento por casos leves, moderados ou graves e pode auxiliar no caso de milhões de pessoas que sofrem com ansiedade no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 8,6 milhões de brasileiros (o equivalente a 9,3% da população), o que torna o Brasil o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo.

Como funciona o óleo essencial para ansiedade?

Ervas, flores e plantas são usadas para tratar diferentes tipos de doenças há milênios na sociedade, desde a China antiga.

Os óleos essenciais são extraídos das plantas e podem ser utilizados de diferentes maneiras, uma delas é a inalação desses aromas e você poderá encontrar maiores detalhes em nossa matéria sobre os benefícios da aromaterapia.

Os receptores do nariz captam a fragrância e enviam a mensagem para o sistema límbico do cérebro, responsável basicamente por controlar as emoções e as funções de aprendizado e memória.

Por isso os óleos essenciais podem ser muito eficientes para tratar ansiedade, nervosismo e depressão. A aromaterapia funciona como tratamento complementar para minimizar, atenuar e controlar os sintomas desses males de maneira natural e saudável. Quer saber quais óleos são mais indicados para isso? Confira a seguir.

4 óleos essenciais para ansiedade

Segundo publicado no portal Minha Vida, a Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa que: “avaliou a eficácia da aromaterapia na diminuição dos níveis de estresse. O estudo foi feito com 36 estudantes de cursos da área da saúde entre 18 a 29 anos. Desse total, 18 receberam o tratamento, realizado em sete sessões de dez minutos de inalação de uma mistura de óleos essenciais, e 18 não. No primeiro grupo, houve redução de 24% no nível de estresse e de 19% na ansiedade. No segundo, houve redução apenas no nível de estresse (11%)”.

Óleo essencial para ansiedade: frasco com óleo essencial.

Agora que você já sabe de tudo isso, conheça os 4 principais óleos essenciais para aromaterapia.

Lavanda

Possivelmente o aroma mais conhecido por suas propriedades relaxantes, a lavanda faz parte da composição de diferentes produtos de saúde e bem-estar para crianças e adultos.

Usada desde a antiguidade, a ciência já estudou em diversas frentes o impacto da lavanda no sistema nervoso autônomo e comprovou que o óleo essencial de lavanda pode aliviar sintomas relacionados à ansiedade e à depressão, além de também ajudar com enxaquecas e diversas outras patologias.

Vetiver

Não tão conhecido quanto a lavanda, mas muito poderoso com suas propriedades antioxidantes, o vetiver é um óleo essencial que ajuda a combater os radicais livres e auxilia seu corpo a se livrar de toxinas e poluentes do ambiente, o que pode elevar a sensação de bem-estar.

Pesquisas deixaram evidente seu impacto na saúde emocional. Um estudo com ratos demonstrou que, ao receberem vetiver, os animais sentiam efeito similar ao do diazepam, um remédio prescrito para ansiedade.

Bergamota

Um estudo em 2015 demonstrou que o óleo de bergamota melhora o humor, reduz a fadiga e diminui os níveis dos hormônios do estresse. Outro estudo comprovou suas propriedades calmantes e que reduzem a ansiedade.

Camomila romana

Tomar chá de camomila é uma sabedoria popular muito famosa para acalmar, o que está bastante certo! A camomila romana tem propriedades calmantes que são usadas pela humanidade desde os tempos mais antigos.

A revista dedicada à medicina alternativa Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine publicou um estudo que comprova como a camomila pode reduzir a ansiedade em pacientes na UTI.

Dicas para ajudar no controle de ansiedade

Para aproveitar os benefícios da aromaterapia para a ansiedade é possível usar os óleos essenciais de diferentes formas. Algumas delas são:

  • Banho:
    Use 6 gotinhas do óleo essencial diluído na banheira ou em um balde com água para jogar do pescoço para baixo após o banho. Cuidado com os óleos cítricos, que não podem ser expostos ao sol;
  • Aromatizador ou difusor:
    Perfume o ambiente com o aroma dos óleos essenciais para ansiedade;
  • Na roupa de cama:
    Pingue 2 gotinhas de óleo essencial de camomila na roupa de cama 1 hora antes de dormir e tenha uma noite mais relaxante;

Lembre-se que aromaterapia deve ser usada como tratamento complementar, pois nada dispensa o acompanhamento médico especializado.

Gostou de saber mais sobre os óleos essenciais para a ansiedade? Compartilhe esse artigo e fique de olho no nosso blog para mais dicas!

Óleo Essencial de Alecrim: frasco de óleo essencial ao lado de flores.
Compre Online em nossa Loja Virtual
ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS






NEWSLETTER:
ENVIAR

Facebook do Essências do Bem LinkedIn do Essências do Bem Twitter do Essências do Bem

© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.